A importância da comunicação escolar para o bom desempenho do aluno

A importância da comunicação entre pais, professores e alunos

Existe uma grande preocupação com o desenvolvimento escolar, desde as crianças até os adolescentes. O bom rendimento do aluno no colégio não é somente devido às suas atividades escolares, assim como a construção do cidadão não é feita somente pela convivência familiar.

A educação é um processo misto, que compreende todas as práticas vistas no lar e tudo o que lhe for ensinado na escola. Nisso, existe um elemento fundamental para que o desenvolvimento do aluno seja excelente: a comunicação escolar, que envolve professores, alunos e responsáveis.

Por isso, no post de hoje vamos mostrar para você como funciona a comunicação entre eles (escolas, estudantes e responsáveis).

Comunicação entre responsáveis e estudantes

Os responsáveis devem mostrar interesse na evolução das suas crianças. Além disso, eles devem estimular os estudantes a compartilharem sua vida escolar, facilidades, notas, trabalhos e dificuldades, para que assim, possam ajudá-los quando necessário.

A família deve também acompanhar as atividades das crianças, mostrando a necessidade de cumprirem as obrigações e compromissos, serem assíduos e pontuais. Caso contrário, o rendimento irá certamente cair.

Outro ponto da comunicação escolar que os responsáveis devem ficar sempre atentos é estimular a criança a estudar, mostrando o valor que a educação tem em sua vida. Eles também devem reconhecer os sucessos, como forma de incentivo.

Algumas crianças sentem vontade de passar os conhecimentos do dia para os pais, pela empolgação que estão com as novidades que surgem durante a aula. Por isso, é importante que os responsáveis não devem deixar de ouvir e dar atenção a este momento, pois é uma forma interessante de fixar o conhecimento.

Comunicação entre responsáveis e escola

A comunicação entre pais e profissionais da escola é de suma importância, até mesmo para reconhecer problemas que os responsáveis podem desconhecer.

Visitas à escola devem ser feitas, para acompanhar o rendimento com as notas e observar as fichas comportamentais. Entretanto essas idas ao ambiente escolar também devem ser feitas pelos responsáveis com o intuito de analisar o ambiente em que seus filhos estão sendo desenvolvidos. Uma “tour” pela escola no horário das aulas seria muito bacana e ajudaria a observar o comportamento e reações dos diferentes professores que lecionam no local, afinal, eles também são responsáveis pelo crescimento dos jovens cidadãos.

Os responsáveis também devem analisar as condições estruturais da escola, seja do pátio ou da área em que praticam a educação física, a limpeza dos banheiros e a biblioteca com espaço para leitura.

Já os profissionais da escola devem sempre comunicar aos pais qualquer problema ou dificuldade que a criança ou jovem esteja passando na escola. Seja na relação com professores, colegas, problemas com notas ou um comportamento que não seja o condizente para o ambiente escolar. Lembre-se sempre que a comunicação escolar deve ser uma via dupla e que ambos os lados devem se comunicar mutuamente diante de um problema.

Comunicação entre escola e estudante

Por sua vez, os profissionais da educação devem além de passar os conteúdos, manterem-se atentos a qualquer desvio de comportamento dos jovens e crianças. Não é uma tarefa fácil, nem de longe. Muitos jovens apresentam um comportamento em casa e na escola outro.  Essa troca de informações é perfeitamente normal, mas pode ser nociva. Por isso, é preciso que os professores estejam atentos. Isso demonstra a importância da valorização da comunicação escolar, não só no desempenho do aluno, mas também na formação de um cidadão.

A escola deve incentivar bons hábitos que facilitem a aquisição de informação. Levar a criança a locais como bibliotecas públicas, exposições, bienais, mostras culturais e qualquer tipo de evento que incentive o hábito da leitura.

Como vimos, a escola é de suma importância na vida do aluno, pois age direta e indiretamente na sua educação, ajudando a formar um adulto mais consciente, seguro de si e pronto para enfrentar os desafios da vida. Os pais, por sua vez, devem se interessar pelos conteúdos aprendidos e incentivar bons hábitos. Além disso, devem também monitorar alguns aspectos escolares, sempre que possível, para assegurar a qualidade na educação, e como consequência o bom desempenho escolar e pessoal.

Fonte: https://blog.agendakidsdigital.com/gestao-escolar/a-importancia-da-comunicacao-escolar-para-o-bom-desempenho-do-aluno/